Texto: Pausa – Moacyr Scliar
Público-alvo: 9º Ano
Objetivos:
- Explorar a condição psicológica do personagem e o efeito provocado pelo uso de advérbios;
- Identificar elementos e momentos da narrativa;
- Localizar informações explícitas;
- Inferir informações a partir de momentos da narrativa e do contexto;
- Enriquecer o vocabulário.
Tempo: duas ou três aulas
Organização da classe: duplas
Materiais/Recursos: data-show; cópias do texto
Leitura: voz alta – professor (antes de iniciar a leitura, solicitar que os alunos grifem as palavras desconhecidas)
Procedimentos antes da leitura:
Capacidades de leitura: recuperação do contexto de produção; ativação de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição de conteúdos.
- Quem é o autor? (Exibir, com auxílio do data-show, imagem do autor e biografia)
- Onde o texto foi publicado? (Se possível, apresentar o portador textual – livro)
- O título do texto é Pausa. O que seria pausa? Em que situações vocês utilizam pausa? Quando vocês estão em estado de pausa? De que pausa trata o texto?
Procedimentos durante a leitura:
Capacidades de leitura: Antecipação ou predição de conteúdos; checagem de hipóteses.
- Grifos - palavras desconhecidas;
- Leitura com pausas: Quem é Samuel?; Quem é Isidoro? Por que houve a troca de nome? Neste trecho, há alguma palavra que pode significar pausa?
Procedimentos após a leitura:
Capacidades de leitura: generalização; produção de inferências locais e globais; localização de informações; avaliação de valores expressos pelo texto.
- A dupla tentará identificar o significado, no contexto, das palavras grifadas por cada aluno durante a leitura. Momento de troca e construção de saberes.
- Socialização das palavras e significados (intervenções do professor para inferências a partir do contexto).
- Questões escritas:
1 – Uma narrativa é constituída de momentos. Em qual passagem (parágrafo) do texto, após o personagem ter saído de casa, inicia-se uma situação de conflito, tensão?
2 – A história desenvolve-se em um período de tempo que pode ser identificado pelas horas citadas no início e no fim do conto. Que objeto orienta o personagem quanto às atividades programadas para seus domingos?
3 – Que parágrafo(s) do texto comprova(m) que as saídas do personagem, aos domingos, eram rotineiras?
4 – Advérbio é a classe gramatical das palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou um outro advérbio. Elas acrescentam circunstâncias, que podem ser de modo, de tempo, de lugar, de intensidade etc.
Nesse conto, o personagem ora está calmo, ora está agitado. Quais palavras (advérbios) utilizadas no texto evidenciam a mudança de comportamento do personagem do começo ao fim da história?
5 – Durante a leitura, podemos imaginar que o personagem oculta algo. Quais são as pistas que permitem tal pensamento?
6 - No 23º parágrafo, Samuel (Isidoro) dormia. O sono correspondia plenamente à necessidade de pausa do personagem?
7 – Qual o possível motivo para a pausa do personagem?
A) ( ) A insatisfação com o casamento.
B) ( ) A necessidade de fuga do estresse provocado pela rotina da sociedade moderna.
C) ( ) Uma investigação sigilosa.
D) ( ) A vontade de conhecer lugares diferentes.
8 - Que frase do texto indica o retorno do personagem Samuel às atividades em família?
9 – Que passagens do texto contêm elementos característicos do mundo moderno?
10 – A modernidade favorece a comunicação, a informação, proporciona avanços tecnológicos e científicos. A sociedade, contudo, está preparada para usufruir de todos os benefícios e acompanhar a velocidade da era moderna? Justifique sua resposta.
Avaliar se os alunos: recuperam informações explícitas; realizam inferências; compreendem e sintetizam o texto de modo coerente; avaliam criticamente o texto, a temática textual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário